


Dá para perceber pelas imagens que não são uma banda normal. Deixo aqui aquelas que considero serem das músicas mais emblemáticas, apesar de todas as músicas serem únicas.
É verdade que ouço muita música "bonita e fofinha", mas vou sempre sentir-me mais atraído por por bandas que têm uma vertente dark muito acentuada. É por isso que adoro rock gótico, post punk e a maior parte da música depressiva. Os dresden dolls estão longe e ser uma banda gótica, mas são definitivamente uma banda com traços de escuridão, cemitérios, vampiros e morte, tudo coisas magníficas. O facto de não dominarem a indústria musical na sua imensidão é algo que me ultrapassa e intriga. As pessoas não estão mesmo preparadas para uma coisa desta dimensão. E ainda bem que as coisas funcionam assim. Não são uma banda mainstream e isso faz com que sejam ainda mais especiais. Têm uma discografia curta mas fenomenal e aconselho vivamente.
Os Dresden Dolls deixaram de fazer música. Embora não estejam totalmente acabados, encontram-se neste momento num estado indefinido. Entretanto, Amanda Palmer debruçou-se num novo projecto musical: Evelyn Evelyn, com Jason Webley. O álbum de estreia, que tem o nome da banda, saíu a 30 de Março deste ano. Só há algum tempo é que ouvi pela primeira vez e ainda nem o tenho, mas já o ouvi todo. Nota-se claramente uma influência cabaret, mas este projecto é ainda mais negro que os dresden dolls, que também tinham músicas bastante sentimentais. Os Evelyn Evelyn são definitivamente uma banda tirada de um circo dirigido por alguém com uma mente mais absurda que a do Tim Burton (génio). No início de muitas das músicas ouve-se mesmo o rufar dos tambores. A primeira música que aqui deixo reflecte exactamente um circo de criaturas da noite, provavelmente zombies. A segunda é uma canção bastante alegre, que contrasta com o resto do álbum e que é brilhante.
O projecto surgiu após Amanda Palmer ter começado a receber mensagens no myspace de um utilizador que correspondia a duas gémeas siamesas, ambas chamadas Evelyn. Palmer, obviamente, ficou encantada e intrigada e começou a responder às mensagens. Acho que todas as músicas têm lyrics que correspondem à história de duas irmãs siamesas mas não à história verdadeira. Podem ouvir a música Tragic events of Setember, Part I aqui, e depois ouvir também a parte II e a parte III :
http://evelynevelyn.bandcamp.com/track/the-tragic-events-of-september-part-i
Vale mesmo a pena ouvir as três canções, que contam a tal história, peculiar e negra. São músicas faladas, o que contribui ainda mais para o facto de o álbum ter canções muito diferentes entre si.
Acho mesmo que este álbum é o melhor álbum do ano até agora, ao lado do Teen Dream dos Beach House. As coisas estranhas sempre me fascinaram e este álbum estava mesmo a fazer-me falta. Era bom demais ouvi-lo ao vivo, mas não me parece, visto não haver em Portugal uma base de fãs de Dresden Dolls (não ouvem Dresden Dolls, logo não vão ouvir Evelyn Evelyn). Mas vou continuar a sonhar. De certeza que dão um concerto arrebatador.

